sexta-feira, 28 de janeiro de 2011
Novas regras de pontuação na Nascar
Nesta quarta-feira, dia 26 de janeiro, Brian France, Presidente da Nascar, anunciou mudanças no sistema de pontuação da categoria. Alegando melhorar a compreensão dos fans quanto à distribuição dos pontos, as novas regras, que já começam a valer a partir da primeira prova desta temporada, são as seguintes:
1. O vencedor de cada etapa ganha 43 pontos, o segundo colocado 42, o terceiro 41 e assim sucessivamente até o 43º colocado, que ganha 1 ponto.
2. O vencedor de cada etapa também ganha 3 pontos de bônus pela vitória. Além disso, o piloto que liderar o maior número de voltas também ganha 1 ponto, assim como cada piloto que liderar ao menos uma volta também recebe 1 ponto de bônus.
As regras de classificação para o Chase também mudaram:
1. Serão classificados para o Chase os 10 primeiros colocados na pontuação geral depois das 26 primeiras corridas. Também se classificarão os dois pilotos que tiverem o maior número de vitórias e estiverem classificados entre a 11ª e a 20ª colocação da pontuação geral.
2. Se existirem mais de dois pilotos empatados com o mesmo número de vitórias, a classificação para o Chase será definida pelo número de pontos.
3. Se não houver pilotos com vitórias além dos dez primeiros colocados, se classificarão para o Chase o 11º e o 12º colocados na pontuação geral.
4. No início do Chase, todos os pilotos terão seus pontos zerados (todos começarão de 2000 pontos), e os dez primeiros na pontuação geral ganharão 3 pontos de bônus por cada vitória conquistada nas primeiras 26 corridas. O 11º e o 12º classificados não receberão pontos de bônus por suas vitórias.
Também foram anunciadas novas regras para os treinos de qualificação:
1. A ordem de qualificação será definida por velocidade, ou seja, inicia-se a qualificação pelos pilotos mais lentos dos treinos livres e encerra-se com os mais velozes.
2. Se as condições climáticas impedirem a realização dos treinos de qualificação, o grid de largada será definido pelos treinos livres. Se o clima impedir também a realização dos treinos livres, o grid de largada obedecerá à qualificação do campeonato até aquela prova.
3. Cada piloto terá direito a cinco jogos de pneus nos treinos livres e na qualificação, ao invés de seis como antes. Depois da qualificação, deverão devolver quatro jogos e permanecer com um. O número total de jogos de pneus para todo o fim de semana pode variar dependendo da pista.
Todas essas novas regras vão valer para as três divisões da Nascar (Sprint Cup, Nationwide Series e Camping World Truck Series).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário