As equipes da Sprint Cup estão se adaptando ao novo sistema de abastecimento da categoria, com latas de combustível maiores e a ausência do catch-man (homem que realizava o recolhimento do combustível derramado durante o reabastecimento).
A dificuldade reside na configuração nova, com latas maiores e seus longos pescoços, além do fato da NASCAR ter eliminado o catch-man, reduzindo o número de membros da equipe que podem estar do lado de dentro do muro dos pits de sete para seis.
Os problemas ficaram evidentes durante as sessões de testes realizadas em Daytona no mês passado, aonde poças de combustível se formaram nos pits e nas garagens após as operações de reabastecimento, gerando inclusive o perigo de incêndios.
Uma das justificativas da Nascar para a mudança no sistema de abastecimento foi o fato dessa nova configuração já estar sendo utilizada pela Truck Series. No entanto, os mecânicos das equipes da Sprint Cup rebatem esse argumento dizendo que os carros da Sprint Cup são bem diferentes dos da Truck Series. Além disso, os mecânicos afirmam que entre os dois sistemas as latas de combustível são diferentes, assim como os bicos de conexão, ressaltando ainda que o tempo de abastecimento nos pits na Truck Series é maior do que na Sprint Cup, ou seja, todos eles concordam que está havendo um retrocesso na categoria.
Outro argumento utilizado pela Nascar para a mudança é a alteração do combustível esse ano para Etanol, um combustível ecológico. Esse novo sistema permitirá um maior controle do combustível, evitando desperdícios e contribuindo com o meio-ambiente. Quanto a isso, todos concordam, mas ainda estão ocorrendo falhas no sistema que geram derramamento de combustível, contrariando esse raciocínio.
Segundo os testes realizados até agora, as equipes estão gastando, em média, o dobro do tempo no reabastecimento do que gastavam no ano passado.
A Nascar acredita que as equipes irão se adaptar rapidamente ao novo sistema. Até lá, provavelmente, as paradas nos pits para reabastecimento, que já são cruciais para a conquista de vitórias na categoria, vão se tornar mais decisivas ainda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário