terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Novas regras de pontuação geram confusão


Devido às novas regras de pontuação da Nascar para esse ano, um fato curioso está acontecendo depois do primeiro fim de semana de corridas da temporada. Nenhum dos pilotos vencedores de cada uma das categorias (Truck Series, Nationwide Series e Sprint Cup) lideram as respectivas classificações, pois eles não optaram por disputar aquela categoria específica.
Melhor explicando, de acordo com as novas regras, um piloto pode disputar corridas em qualquer categoria da Nascar, mas deve escolher apenas uma delas para pontuar pelo campeonato.
Os vencedores nesse primeiro fim de semana em Daytona foram Michael Waltrip (Truck Series), Tony Stewart (Nationwide Series) e Trevor Bayne (Sprint Cup). Ocorre que Waltrip não disputa regularmente a Truck Series, Stewart optou por pontuar na Sprint Cup e Bayne escolheu a Nationwide Series. Com isso, os líderes dos três campeonatos são Clay Rogers (Truck Series), que chegou em terceiro na prova de Daytona (o segundo colocado, Elliott Sadler, optou por pontuar na Nationwide Series), Landon Casill (Nationwide Series), que também chegou em terceiro na corrida de Daytona (o segundo colocado, Clint Bowyer, optou por pontuar na Sprint Cup), e Carl Edwards (Sprint Cup), segundo colocado na Daytona 500.
Esse fato já provocando reações na imprensa dos Estados Unidos, com defensores e opositores da nova regra.
A Nascar defende a mudança, sustentando que dessa forma irá prestigiar os pilotos que se dedicarem a cada uma das categorias ao longo do ano, favorecendo que novos pilotos surjam nas categorias de base e ganhem destaque.
Vale lembrar que o piloto pode, a qualquer momento, mudar sua opção, trocando a categoria na qual vai pontuar, mas não recupera os pontos das corridas anteriores.
Segundo a Nascar, Trevor Bayne pode computar a vitória na Daytona 500 para classificar-se ao Chase (segundo as novas regras, que classifica os dois pilotos com mais vitórias após a 26ª etapa, caso estejam colocados entre o 11º e o 20º na classificação geral), mas não os pontos da corrida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário